Mamas e axilas

O ultrassom das mamas e axilas utiliza ondas sonoras de alta frequência para visualizar a glândula mamária e a região axilar.

Embora o Ultrassom das Mamas e Axilas seja diferente da Mamografia, ambos têm a mesma finalidade: avaliar a mama e as axilas. Contudo, um exame não substitui o outro e ambos são exames que se complementam.

Não é necessário nenhum tipo de preparo para a realização desse exame. Há apenas um aconselhamento de se realizar o exame após o período menstrual caso a paciente, nesse período, sinta sensibilidade nos seios, uma vez que pode ocorrer um leve incômodo durante o exame.

As principais indicações desse exame são:
• Avaliação de alterações palpáveis no exame físico das mamas e axilas ou detectadas à mamografia (geralmente nódulos e assimetrias),
• Rastreamento complementar à mamografia no grupo de mulheres com mamas densas.
• Pesquisas de abcessos ou coleções líquidas pós cirúrgicos;
• Avaliação da integridade dos implantes mamários;
• Orientação de procedimentos intervencionistas percutâneos como punções por agulha fina e biópsias por agulha grossa e as assistidas à vácuo e agulhamentos;
• Avaliar nódulos na região axilar, investigar as características de linfonodos (“ínguas”) e também diferenciar massas que possam aparecer na região, como tecido mamário, caracterizando uma mama supranumerária, etc.

Portanto, é um exame não invasivo, indolor, que não utiliza radiação e é utilizado para avaliação, diagnóstico, acompanhamento e caracterização das alterações nas mamas e axilas.