Endovaginal / transvaginal

O ultrassom endovaginal também chamado de transvaginal é um exame que utiliza ondas sonoras para visualizar os órgãos do aparelho reprodutor feminino. 

Ele consiste na inserção cuidadosa de um aparelho chamado transdutor, pelo canal vaginal, que vai gerar imagens dos órgãos internos daquela região: útero, trompas e ovários. O transdutor é protegido por um preservativo, e o examinador aplica um gel a base de água para auxiliar na introdução do aparelho pela vagina. Portanto, o exame só pode ser realizado em mulheres que já tiveram relação sexual.

Usualmente o exame é indolor ou com a presença de um leve desconforto. Mulheres com vaginismo ou outra condição que provoque contração da musculatura vaginal e dificultem a introdução do transdutor, devem informar ao médico, antes do início do exame.

Na maioria dos casos, mesmo em mulheres menstruadas, não é necessário nenhum tipo de preparo para a realização desse exame. Em alguns casos especiais, pode ser necessário que a paciente esteja com a “bexiga meio cheia”, ou que faça um preparo intestinal através do uso de laxante. Após o exame não é necessário nenhum cuidado especial e a mulher pode voltar a sua rotina habitual.

As principais indicações desse exame são:
• Irregularidade menstrual ou sangramentos excessivos;
• Suspeita de cistos ovarianos, miomas no útero, adenomiose, endometriose, pólipos;
• Suspeita de gestação;
• Dor aguda ou crônica na região pélvica;
• Avaliar a posição do DIU (dispositivo intrauterino), etc.
Portanto, é um exame não invasivo, que não utiliza radiação e é utilizado para avaliação, diagnóstico, acompanhamento e caracterização das alterações no sistema reprodutor feminino, sendo de suma importância para a saúde da mulher.